ComprasOutsourcing de compras

O que é outsourcing de compras?

By 05/06/2019 junho 13th, 2019 2 Comments
Outsourcing de compras

Uma indústria necessita realizar compras de insumos, mas possui altos gastos com todo o processo, como equipe, infraestrutura, tempo e demais custos.

Assim sendo, uma solução para lidar com isso é terceirizar as compras, contratando o serviço de um comprador que realize as negociações. Essa pessoa/empresa será responsável por fazer cotações com fornecedores, analisar dados, negociar e acompanhar a entrega do produto ou serviço até o local certo, na data certa.

Isso é chamado de outsourcing de compras, ou terceirização de compras. É uma modalidade bastante valiosa para firmas que precisam reduzir custos, tempo e otimizar suas estratégias para agregar valor à empresa.

Neste artigo, vamos destrinchar o termo e discutir seus benefícios. Confira!

Definindo outsourcing de compras

Out, do inglês, fora; source, sourcing, fonte. Portanto, outsourcing se relaciona a uma fonte externa de mão de obra. Em português, conhecemos esse termo como terceirização:

“Contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.” (Guia Trabalhista)

Podemos listar outsourcing de serviços, de produtos, inclusive como uma parceria de negócios. Nesta última, contrata-se alguém ou uma instituição para que esta auxilie em seus processos.

Por sua vez, terceirizar as compras é delegar a uma outra empresa a função de realizar todas as aquisições necessárias para que a primeira possa cuidar com mais atenção das suas atividades centrais. Isto é, para que possa se concentrar melhor em seu core business — produção, marketing, vendas, etc..

Outsourcing ou terceirização?

Na verdade, dentro do mercado, discute-se muito se estes termos são sinônimos ou se há alguma diferença semântica entre eles.

Comumente, a terceirização é mais associada a operações mais distantes às principais de um negócio. Dentre elas, segurança, limpeza e logística. Não são menos importantes, mas tampouco, são fundamentais para que o objetivo primordial seja cumprido.

O outsourcing, que é sim um tipo de terceirização, compreende o limiar do coração do negócio. Oferece suporte estratégico e atua em setores fundamentais para seu sucesso. Os mais comuns, além de compras, seriam: sistemas de TI, vendas ou gerenciamento financeiro.

No Brasil, após a homologação, em 2017, da Lei 13.429, conhecida como Lei da Terceirização, tem crescido exponencialmente a procura por serviços do tipo, bem como companhias especializadas em fornecer serviços externos.

Benefícios do outsourcing de compras

Será que vale a pena, então, terceirizar o setor de compras de uma empresa? Além do fato já mencionado, de que é uma ferramenta de auxílio para que a empresa se concentre em seu core business, podemos afirmar que uma central de compras estratégica é uma forte vantagem competitiva.

E isso se deve ao fato de que são comerciantes que conhecem as melhores práticas do mercado. São especializados em otimizar processos de compras complexas, capacitados a superar dificuldades de negociações, como questões de logística, barganha de alto volume de aquisições, entre outros.

No artigo “A terceirização através da utilização das centrais de compras”, o autor afirma:

“A Estratégia de Compras está baseada em uma perspectiva global de mercado, em fontes de fornecimento únicas ou número reduzido de fontes, em uma cooperação com o Fornecedor orientada para a melhoria contínua da qualidade, em just-in-time e em custo ótimo. Através desta estratégia, as centrais de compras vêm garantindo uma negociação vantajosa para as pequenas e médias empresas.”

Podemos, ainda, listar outros benefícios, como:

  • Redução de custos fixos;
  • flexibilidade para demandas variadas e sazonais;
  • agilidade nos contratos e negociações;
  • otimização de processos;
  • oportunidade de realizar compras em larga escala;
  • contratação de profissionais qualificados para realizar transações complexas.

A SuperBuy é uma empresa especializada na intermediação de novos negócios entre empresas públicas e privadas. Entre em contato conosco para conhecer melhor sobre nosso serviço de outsourcing de compras!

2 Comments

Leave a Reply