ComprasLeilão reversoTecnologia

Leilão reverso: O que é e quais são as vantagens

By 05/06/2019 junho 13th, 2019 No Comments
Leilão reverso

Os leilões virtuais têm contado com amplo destaque no mercado, especialmente a partir de meados da década de 1990. Com a irrupção do comércio eletrônico, empresas viram a necessidade de acompanhar as inovações. De leilões tradicionais, avançamos para os virtuais, com diversas modalidades, sendo uma delas, bastante utilizada atualmente, o leilão reverso.

Os leilões virtuais atraem cada vez mais adeptos que buscam por produtos novos a preços abaixo do custo normal. O leilão reverso é uma alternativa que traz competição saudável entre os fornecedores e boas oportunidades para os compradores.

Neste artigo, vamos falar com mais detalhes sobre o leilão reverso: o que é, como funciona e quais suas vantagens.

Leilão reverso

O que é?

Dissecando o termo, podemos começar definindo o que é um leilão. De modo geral, significa: “Venda pública de objetos a quem oferece maior lance, efetuada sob pregão de leiloeiro matriculado” (Dicionário da Língua Portuguesa).

No entanto, esse conceito está muito mais atrelado aos leilões tradicionais, nos quais os compradores são os que competem para obter um bem por meio de lances e/ou propostas.

No leilão reverso, como o próprio nome indica, são os vendedores que competem sobre quem irá negociar com os compradores. Isto é, empresas compradoras expõem suas necessidades e os fornecedores disputam entre si pela demanda.

Ao passo em que os fornecedores oferecem os mesmos produtos ou serviços que os concorrentes, os preços vão caindo. Assim, ganha quem tiver o custo mais competitivo.

De acordo com o SEBRAE, a definição de leilão reverso é:

“Existe um valor pré-estabelecido para o produto e, a cada lance, um determinado valor decrementa o valor total. Basicamente, este leilão é o inverso do leilão da modalidade de 1 centavo.”

Sendo que, no leilão de 1 centavo, os valores dos produtos se iniciam do zero e, a cada lance dado, o valor do produto é incrementado em 1 centavo.

Por exemplo, se uma empresa tem a necessidade de matéria prima para determinado produto, ela pode informar em uma plataforma de leilão reverso sua demanda. A partir disso, os fornecedores vão dando suas propostas. Quem venderá, no final, é quem conseguir negociar pelo menor custo.

Como funciona?

O leilão reverso foi criado como uma modalidade de compra ou contratação de bens e serviços comuns, como de limpeza, conservação e vigilância prediais.

Geralmente, ocorre online, via plataformas, onde empresas compradoras e fornecedoras se cadastram, segundo as regras específicas de cada site. A negociação é feita, em tempo real, podendo durar o tempo necessário para a aquisição, de minutos a dias.

Em linhas gerais, o leilão se dá da seguinte maneira:

  1. O comprador demonstra sua pretensão de compra do produto ou serviço;
  2. fornecedores ofertam lances com o maior grau de informações possíveis;
  3. então, o comprador avalia, de acordo com o preço ou atributos adequados à necessidade do cliente;
  4. até o prazo final, o comprador deve arrematar a negociação e escolher qual fornecedor possui o melhor custo benefício para a transação;
  5. logo, o produto ou serviço será entregue conforme a demanda.

Vantagens de um leilão reverso

Por que utilizar o leilão reverso virtual e não o presencial? Esta categoria possui diversas vantagens, a começar pelo baixo custo das contratações. Isso ocorre pois, normalmente, são licitações feitas em grande quantidade, uma vez que é uma modalidade entre empresas (B2B) muito utilizada, inclusive dentro da administração pública.

Além do mais, o fator digital garante:

  • Redução de custos operacionais com papelada, telefone, dentre outros;
  • negociações feitas em curto prazo com maior volume de compras;
  • possibilidade de participação de compradores e fornecedores de todas as partes do mundo, facilitando a comercialização entre diferentes países e diferentes moedas;
  • acompanhamento e monitoramento das operações ao vivo, a medida em que cada lance é dado;
  • transparência e neutralidade de todo o processo, pois o sistema eletrônico é o único canal de informação e comunicação, aberto a todos os participantes sob as mesmas condições;
  • comunicação acessível entre fornecedores e compradores via chat na plataforma. 

Dessa forma, o comprador tem o privilégio de mediar todo o evento e a certeza de que poderá realizar sua compra em larga escala, rapidamente, reunindo diversos fornecedores em um só lugar.

O vendedor, por sua vez, tem a vantagem de ter maior acesso a novos clientes e, por consequência, maior visibilidade no mercado.

Sem dúvidas, é uma expressiva ferramenta de otimização de compras e economia em diversos fatores para ambos lados.

 

É comprador ou fornecedor? Cadastre-se no portal SuperBuy e conheça, na prática, os benefícios do leilão reverso!

Leave a Reply